cover
Tocando Agora:

Primeira Caminhada pela Saúde Mental acontecerá neste sábado do Centro ao Bosque Maia

Soberana News

Primeira Caminhada pela Saúde Mental acontecerá neste sábado do Centro ao Bosque Maia
Reportagem

Acontece neste sábado (31), a primeira Caminhada Unificada pela Saúde Mental – Janeiro Branco 2026. A concentração será a partir das 7h30, na praça Getúlio Vargas, no Centro, e o término do percurso será no Bosque Maia.

A atividade é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB), com colaboração da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Verde, Clima e Sustentabilidade (SVCS).

A caminhada é um ato simbólico e coletivo, que convida a cidade a caminhar junta em defesa da vida, do equilíbrio emocional e de relações mais saudáveis.

No encerramento, no Bosque Maia, a Secretaria do Verde distribuirá mudas de árvores Nativas da Mata Atlântica. O cultivo e o plantio de árvores são importantes para a saúde mental, pois reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram o humor e a satisfação com a vida.

Além dos benefícios para a saúde mental, a arborização urbana é fundamental no combate às mudanças climáticas, visto que, reduz os alagamentos, enchentes e poluição sonora, melhora a qualidade do ar e diminui a temperatura ambiente.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental, criada em 2014 pelo psicólogo e presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB), Leonardo Abrahão, e hoje reconhecida como política pública em todo o país.

A campanha é coordenada nacionalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB), organização responsável por formar e credenciar mobilizadores oficiais em todo o Brasil e em outros países, garantindo que as ações aconteçam de forma ética, educativa e alinhada ao propósito da causa.

Em Guarulhos, as ações de 2026 estão sendo conduzidas por Fabiana Frade, Lilian Freitas e Daiane Cristina, psicólogas e Mobilizadoras Oficiais do Instituto em Guarulhos. A programação, distribuída ao longo de todo o mês de janeiro, foi pensada para levar a saúde mental para perto das pessoas, de forma prática, acessível e humana.

Imagens: Divulgação/PMG

Comentários (0)